Nos últimos anos, o crescente avanço tecnológico vem trazendo cada vez mais destaque para o debate acerca do uso da robótica nas escolas, que se tornou uma pauta central em diversos países, como os Estados Unidos.

A robótica educacional apresenta-se como uma grande novidade que visa trazer a tecnologia para as salas de aula através de robôs na educação, aprimorando o método de ensino tradicional e tornando as lições muito mais interativas e divertidas.

A necessidade de estar a par deste tema vem mobilizando profissionais da área a procurar mais informações acerca dessa modalidade de ensino.

Pensando nisso, a conversa de hoje será sobre robótica educacional, sua importância e os motivos que levam os pais a buscarem escolas que tenham robótica em sua grade curricular. Quer saber mais? Vem com a gente!

Por que levar a robótica para sua escola?

O uso dos robôs na educação é muito importante para o desenvolvimento de diversas habilidades e competências do aluno. Além disso, o caráter interativo e divertido da robótica educacional permite maior envolvimento da criança com as atividades desenvolvidas, despertando seu interesse nas disciplinas através da aproximação entre teoria e prática tão característica à Cultura Maker!

Resumidamente, sabe o velho problema dos alunos que não sentem interesse nas aulas e que por isso tem dificuldade em assimilar conteúdos? O método utilizado pela Cultura Maker por meio da robótica educacional busca estimular o aprendizado investigativo por meio da prática, trabalhando os conteúdos de diversas disciplinas durante a construção dos robôs. E como os próprios alunos colocam a mão na massa ao construir os robôs, eles podem ver as teorias ensinadas em sala de aula sendo aplicadas na prática, facilitando sua compreensão!

Desta forma, é possível trabalhar a interdisciplinaridade, pois a robótica nas escolas combina de forma quase perfeita múltiplas disciplinas relacionadas à STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de ensinar conceitos próprios à robótica, como Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Programação, que são úteis em diversas áreas do mercado de trabalho!

Qual a vantagem de ter a robótica na grade curricular da sua escola?

Agora que você já sabe o quão importante o uso dos robôs na educação pode ser, vamos enumerar algumas das diversas vantagens de acrescentar a robótica à grade curricular das escolas, confira!

– Fomenta o pensamento crítico através da investigação e solução de problemas;

– Demonstra os conteúdos ensinados (teoria) na prática, facilitando a compreensão dos conteúdos;

– Trabalha a interdisciplinaridade ao abordar conteúdos de matérias como matemática, artes e ciências;

– Desperta o interesse dos alunos através do método mão na massa inerente à Cultura Maker;

– Promove a identificação de problemas e estimula a criação de soluções para estes;

– Familiariza os alunos com as novas tecnologias;

– A aplicação do método é relativamente simples. Por exemplo, a Wood Robotics leva os materiais à sua escola, criando um Ambiente Maker com os robôs e ferramentas trazidos sem a necessidade de comprar materiais ou construir um espaço próprio para isso!

Com todas essas vantagens em mente, fica fácil ver por que é interessante trazer a Cultura Maker para a sua escola através da robótica educacional!

7 Motivos que levam os pais a buscarem uma escola que tenha robótica em sua grade curricular

Nesse momento os professores e diretores de plantão devem estar levantando questões como “E como eu convenço os pais de que é uma boa ideia ter robótica na escola?” ou “Por que os responsáveis buscariam uma escola onde também se ensina robótica ao invés de uma convencional?”. Muito simples! Listaremos alguns motivos que certamente despertarão o interesse dos responsáveis em matricular seus filhos em uma escola que adote o uso de robôs na educação!

1 – Formação de profissionais para áreas de alta demanda: A Robótica Educacional estimula competências necessárias para o mercado de trabalho, como trabalho em equipe, espírito investigativo, liderança, planejamento, cooperação e diálogo e tomada de decisões. Desta forma, o uso de robôs na educação forma novas gerações de engenheiros, pesquisadores e técnicos, profissões com alta demanda no mercado de trabalho!

2 – Competências socioemocionais: Habilidades técnicas não são a única capacidade que o mercado de trabalho leva em conta. As competências socioemocionais são o que confere destaque a um profissional. A capacidade de organizar ideias, respeitar diferenças, trabalhar com ética, a eficácia na comunicação e o gerenciamento de tempo e emoções são trabalhadas com a robótica nas escolas.

3 – Estímulo da criatividade: A solução de problemas é altamente requisitada no mercado de trabalho. Essa habilidade é trabalhada ao incentivar os alunos a pensar de forma criativa para resolver problemas apresentados em sala de aula.

4 – Desempenho em sala de aula: Pesquisa feita pela FIRST (For Inspiration & Recognition of Science & Technology) revela que 88% dos participantes das competições de robótica relataram aumento no interesse em ir à escola e 80% alegam ter desenvolvido interesse em trabalhar em áreas relacionadas à ciência e tecnologia.

5 – Diversão: A robótica educacional é, além de útil, divertida. Essa diversão motiva os estudantes a se interessarem no aprendizado!

6 – Empreendedorismo: Habilidades necessárias ao empreendedorismo como planejamento, estabelecer metas, trabalho em equipe e otimizar orçamentos são muito bem trabalhadas através de competições de robótica entre os alunos!

7 – Oportunidades no exterior: Estudantes de escolas que ensinam robótica podem participar de torneios nacionais. Boas colocações nestas competições garantem vagas para os jovens competirem em países como Estados Unidos, Turquia e Uruguai, tendo contato com culturas diferentes!

Interessado em trazer robótica para a sua escola? Entre em contato conosco! A Wood Robotics é uma empresa que trabalha soluções de robótica educacional para escolas usando robôs de madeira! Nossos materiais permitem que os alunos desenvolvam sua criatividade e aprendam com segurança e sustentabilidade, já que a madeira de nossos produtos MDF, produzida com fibras de madeira de reflorestamento.

Gostou de saber mais sobre robótica para escolas? Siga o nosso Blog para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossas soluções de Robótica Educacional para Escolas é só mandar uma mensagem 😉
Powered by