O conceito de robótica nas escolas se apresenta como uma resposta aos tradicionais problemas enfrentados em sala de aula, como a falta de atenção dos alunos e a dificuldade destes em associar a teoria à prática, bem como entender as demandas por conhecimento tecnológico, exigidas pelo mercado de trabalho.

No entanto, ainda é comum que muitas pessoas não entendam a importância e os benefícios do uso de robôs na educação. Pensando nisso, a conversa de hoje será sobre o que é robótica educacional, suas interações com as matérias convencionais e as habilidades desenvolvidas através dela nas escolas. Quer saber mais? Confira!

A importância do uso da robótica nas escolas

O uso dos robôs na educação é uma característica da Cultura Maker, sendo esta uma variante do movimento DIY (Do It Yourself ou, em português, Faça Você Mesmo) que estimula pessoas comuns a construir, consertar ou modificar itens de sua necessidade por conta própria. Tal incentivo encontra-se presente na robótica educacional quando os alunos são motivados a fabricarem robôs com os conhecimentos adquiridos, o que os leva a usarem a criatividade de forma construtiva, tornando as aulas muito mais interativas! Essa incrível combinação de interatividade e possibilidade de os jovens deixarem sua imaginação solta é o grande segredo para atrair a atenção da meninada.

Além disso, ter esse contato com os robôs na educação permite que os alunos estejam mais sintonizados com as novidades tecnológicas!

Quais habilidades os alunos desenvolvem ao estudar robótica nas escolas?

O objetivo da Cultura Maker é formar alunos que sejam capazes de pensar “fora da caixa” e buscar soluções criativas para os problemas cotidianos, pois a metodologia sugere que o estudante argumente, de forma construtiva, o que está sendo ensinado ao testar e comprovar o que aprendeu em sala de aula. Essas experiências possibilitam que a teoria faça sentido ao ser combinada e atestada pela prática, facilitando o aprendizado.

Para Leandro Augusto Domingues Alves, diretor da Wood Robotics, “a robótica estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, trabalhando os conteúdos de diversas disciplinas durante a construção dos robôs. A teoria e prática se alternam e se fortalecem gerando nos alunos a vontade de aprender sem medo de errar, pois exploram os conteúdos de forma divertida. As crianças desenvolvem a coordenação motora fina, a lógica, as emoções, o intuitivo, a criação, as relações em grupo e o espírito de liderança”.

Quais matérias são abordadas no curso de Robótica?

Quando uma escola opta por adotar curso de robótica, sua grade curricular é complementada, disciplinas como: ciências, artes e matemática devem ser trabalhadas através do uso de robôs em sala de aula, desenvolvendo a interdisciplinaridade e facilitando a compreensão dos alunos ao aproximar teoria da prática.

Além disso, a Robótica Educacional permite introduzir matérias adicionais, como mecânica, elétrica, eletrônica e programação. Que tal falarmos um pouco mais sobre cada uma dessas áreas? Confira!

Mecânica: na robótica educacional, a mecânica é abordada principalmente no momento de manusear e montar as partes responsáveis pela movimentação dos robôs. Esse conceito da física é de suma importância para o desempenho das funções do equipamento;

Elétrica: outro aspecto da física que é amplamente abordado durante o processo de criação dos robôs é o trabalho da Elétrica. Ela diz respeito à fonte de energia das máquinas, sendo um componente de destaque para que o projeto funcione;

Eletrônica: aqui o foco está nos componentes mais delicados, como placas, chips, transistores e afins. Esses conceitos são usados para lidar com a montagem e manutenção de computadores, notebooks e, claro, de robôs;

Programação: relaciona às orientações para que os robôs se movam. É importante aliar programação à robótica, pois esse tema tende a ser tratado como algo abstrato. Desse modo, ao ver a programação ser aplicada na prática, através dos movimentos e ações dos robôs, os alunos compreenderão como a lógica da programação pode ser transformada em projetos reais.

Qual o diferencial de usar materiais de robótica projetados para crianças?

robótica educacional

Ao aplicar a robótica nas escolas, é importante que os equipamentos sejam feitos especialmente para crianças. A dificuldade de lidar com robôs é o primeiro ponto a ser avaliado, pois trata de um material extremamente complexo ou com instruções que não detalham com precisão a atividade. Fato que pode impedir os alunos de desfrutem completamente dos benefícios do uso dos robôs na escola, além disso, é importante que o material permita o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, a fim de promover maior absorção dos conteúdos ensinados.

Os materiais utilizados na confecção dos robôs também são muito importantes, pois se tratando de jovens, é importante que ninguém se machuque durante o manuseio dos equipamentos, certo? Pensando nisso, a Wood Robotics surge como uma solução centrada no uso de robôs de madeira para a educação dos jovens!

A escolha do material deve-se ao fato de permitir cortes e furos, ou seja, ser maleável, permitindo que os alunos usem sua criatividade de forma simples e segura! A madeira usada nos produtos Wood Robotics é MDF, produzida com fibras de madeira de reflorestamento. Assim, a Wood Robotics contribui com a sustentabilidade e a redução do desmatamento!

O ambiente promovido pela Wood Robotics é específico para o desenvolvimento das crianças em suas atividades. Ele é adaptado num Ambiente Maker, potencializando o aprendizado, fornecendo motivação e estimulando a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento de projetos dos alunos!

Interessado em trazer robótica para a sua escola? Entre em contato com a Wood Robotics! Ao firmar uma parceria conosco, todo o material e conteúdos necessários para as aulas de robótica são levados diretamente à sua escola! Gostou de saber mais sobre Robótica Educacional? Siga o nosso blog para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossas soluções de Robótica Educacional para Escolas é só mandar uma mensagem 😉
Powered by