A influência da Cultura Maker através da Robótica nas escolas vem se consolidando como uma poderosa e revolucionária tendência até mesmo para escolas municipais, onde o segmento de ensino predominante é o Fundamental.

É comum se deparar com pessoas que imaginam que a Robótica é demasiadamente complexa para crianças na faixa etária abrangida pelo Ensino Fundamental. No entanto, essa afirmação é bastante equivocada, pois o uso dos Robôs na escola pode atender uma infinidade de usos, bastando apenas nivelar o grau de dificuldade na montagem dos robôs de acordo com a idade dos alunos.

Na conversa de hoje falaremos sobre os benefícios do uso de Robôs na educação Fundamental, confira!

Como o ensino de Robótica nas escolas pode ajudar crianças no Ensino Fundamental?

Nos tempos modernos, é comum ver uma inserção cada vez maior das crianças no meio tecnológico. Computadores, Smart TVs e principalmente celulares são as novidades mais utilizadas pela criançada, resultando em um contato inicial bastante precoce com o que há de mais novo e útil no mercado tecnológico. Feita com moderação e supervisão dos pais, essa interação pode ser bastante benéfica e construtiva aos pequenos, especialmente pela facilitação do acesso à informação, podendo ajudar com pesquisas escolares e muito mais.

Nesse contexto da inserção dos jovens nas novidades tecnológicas, é importante salientar que há uma forma de aproveitar a tecnologia de forma ainda mais direta e benéfica aos estudantes – o uso de Robôs na educação!

Através da inclusão de aulas de Robótica nas escolas desde o Ensino Fundamental, é possível inserir os jovens no mundo tecnológico bem cedo de forma saudável e responsável, além de levá-los a desfrutar imediatamente dos benefícios da Robótica Educacional, que possuem reflexos diretos no desempenho escolar e na formação do caráter da criança.

Nesse momento você deve estar pensando algo como “que benefícios são esses?”, não é mesmo? Confira agora alguns dos benefícios do uso de Robôs na educação para o Ensino Fundamental!

1 – Aumenta o interesse do aluno através da prática e trabalha a interdisciplinaridade: A interdisciplinaridade e o desinteresse dos alunos nos conteúdos ministrados em sala de aula são duas das pautas mais debatidas entre professores de todos os segmentos.

Através da inserção de aulas de Robótica nas escolas, os alunos são levados a aplicar, de forma prática durante a montagem dos robôs, conteúdos de matérias como Matemática, Ciências e Artes, além dos conceitos próprios à Robótica Educacional, como Mecânica, Eletrônica e Programação.

Essa aplicação mão na massa tão característica à Cultura Maker permite que os alunos observem os usos práticos dos conhecimentos destas matérias, despertando seu interesse e facilitando sua compreensão dos conteúdos ensinados enquanto também trabalham a interdisciplinaridade ao interligar tantas matérias diferentes!

2 – Familiarização com as novas tecnologias: mais que uma comodidade, manter-se em sintonia com o que a tecnologia oferece de melhor é uma poderosa vantagem no mercado de trabalho, afinal, saber operar os diversos aparelhos utilizados para otimizar as mais diversas funções permite um maior aproveitamento e melhor performance. Além disso, a imersão dos alunos do Ensino Fundamental na tecnologia promovida pelo ensino de Robótica nas escolas permite que essa aproximação seja feita bem cedo, garantindo que os jovens aprendam com ainda mais facilidade.

A simplicidade do Arduino aqui é um diferencial, pois permite que os alunos possuam um ótimo contato inicial com os conceitos de programação, elétrica e eletrônica, garantindo uma interação saudável com as novas tecnologias!

3 – Desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho: a Robótica Educacional trabalha competências altamente requisitadas no mercado de trabalho, tais como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e emoções, organização de ideias, respeito às diferenças e a importância de uma boa comunicação.

É válido lembrar que a Robótica Educacional trabalha também um dos diferenciais mais valorizados no mercado de trabalho: a capacidade de resolver problemas cotidianos de forma criativa. Sendo uma característica inerente à Cultura Maker, a educação ‘mão na massa’ leva os alunos a pensar fora da caixinha, buscando soluções criativas para problemas propostos em sala de aula ou que ocorram durante a montagem dos robôs.

Na empresa, tal capacidade permite que esses funcionários encontrem soluções criativas em tempo hábil, garantindo a competitividade dos negócios.

Wood Robotics: soluções de Robótica educacional sustentável para todos os segmentos escolares!

A Wood Robotics é uma empresa que oferece soluções de Robótica educacional a escolas através de robôs de madeira! Nossos materiais permitem que os alunos desenvolvam sua criatividade e aprendam de forma divertida, segura e sustentável, pois a madeira dos robôs da Wood Robotics é MDF produzida com fibras de madeira de reflorestamento, ajudando diretamente na redução do desmatamento!

Além do fator sustentabilidade, a escolha de material dos nossos robôs também leva em consideração que a madeira é bastante segura e maleável, pois aceita cortes e furos, permitindo que os jovens deixem sua criatividade rolar solta sem medo algum enquanto absorvem os conteúdos tradicionais e os de Robótica com total naturalidade!

Ao aplicar a Robótica como uma metodologia de ensino, buscamos complementar os conteúdos já aprendidos na escola de forma divertida, interativa e que atraia a atenção dos alunos ao aproximar teoria e prática através do aprendizado mão na massa! Para tal, providenciamos materiais para apoio didático junto com nossos kits de Robótica educacional. Esses materiais são compostos de livros direcionados a cada segmento específico da educação, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio!

Desta forma, os alunos terão contato com robôs e programações adaptadas especialmente às suas necessidades e ao seu nível de aprendizado, o que significa que pais e educadores não precisam se preocupar, pois não haverá conteúdo complicado demais para os jovens!

Interessado em trazer Robótica para a sua escola? Entre em contato com a Wood Robotics! Gostou de saber mais sobre como funcionam as aulas de Robótica nas escolas? Siga o nosso blog da Robótica para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre soluções de Robótica Educacional para Escolas é só mandar uma mensagem 😉
Powered by