Quando se trata de aplicar algum método da Cultura Maker nas escolas, é muito frequente perguntar se um Espaço Maker é de fato necessário. Embora os kits de Robótica Educacional da Wood Robotics sejam preparados pensando na impossibilidade da escola manter este tipo de local, o Espaço Maker continua sendo essencial para o desenvolvimento das atividades propostas e consequentemente para o aprendizado dos alunos.

Hoje iremos conversar sobre a importância da cultura maker na escola, os benefícios de se adotar um espaço maker e a influência do uso dos robôs na educação, confira!

A importância da Cultura Maker na educação

A Cultura Maker é uma extensão do conceito de “faça você mesmo”, conhecido no inglês como Do It Yourself (ou DIY).

Por meio da Cultura Maker, as pessoas são incentivadas a construir, consertar, modificar e fabricar os mais variados tipos de objetos com suas próprias mãos, sem a necessidade de ser especializado em algo.

Desta forma, os alunos podem ver uma maior aproximação entre teoria e prática ao aplicar conhecimentos teóricos aprendidos nas mais diversas matérias na construção e conserto dos objetos.

Aplicado na educação, o método Maker tem como objetivo levar os alunos a pensar “fora da caixa” através do emprego de soluções criativas para a resolução de problemas propostos durante as atividades.

A importância do Espaço Maker no desenvolvimento das atividades

Ter um espaço maker é essencial para caminhar junto à Cultura Maker, pois este espaço visa providenciar todos os utensílios necessários às atividades a serem desenvolvidas, desde equipamentos digitais como computadores, impressoras 3D e tablets à ferramentas e equipamentos de marcenaria e eletroeletrônica.

De forma equívoca, algumas instituições pensam que equipar qualquer espaço com ferramentas e aparelhos diversos sem dimensioná-los ao seu público-alvo é o bastante para construir um espaço maker. Este é um erro perigoso que pode ocasionar acidentes.

A escolha de ferramentas e utensílios deve ser feita com responsabilidade, pensando em quem irá utilizá-las – isto é, as crianças. Quando este cuidado é tomado, não somente a segurança é garantida, como também a diversão, a inovação e o aprendizado!

Quando bem aplicado, o espaço maker é uma ferramenta maravilhosa que permite que a criança tenha contato com utensílios que permitem que os conteúdos aprendidos nas mais diversas matérias sejam observados e colocados em prática, desenvolvendo o interesse do aluno pelos conteúdos ensinados em sala de aula e facilitando a compreensão destes, tudo isso enquanto os aproxima das novas tecnologias!

Por exemplo, há uma diferença entre montar robôs na escola apenas com o nosso kit de Robótica Educacional e montarmos em um espaço maker dedicado para a Robótica nas escolas. Com um espaço próprio é possível instalar mais equipamentos, permitindo assim maiores aprimoramentos e uma gama infinitamente maior de possibilidades de aprendizado para os alunos, tudo com total segurança!

Vantagens de trazer um espaço Maker para a sua escola

Agora que falamos sobre a importância e o diferencial trazido pela criação de um espaço maker na escola, iremos enumerar algumas vantagens desse grande investimento na educação dos jovens, confira!

1 – Aumenta o interesse nas aulas: um dos maiores desafios da educação no século 21 é como atrair a atenção dos alunos, que não se interessam nas aulas por não conseguirem ver aplicações práticas para os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Com o método Maker, os jovens podem aplicar os conceitos na prática, o que torna o aprendizado muito mais interessante!

2 – Trabalha a interdisciplinaridade: o trabalho da interdisciplinaridade é outro desafio da educação atual. Na Robótica Educacional, o caráter mão na massa tão característico à Cultura Maker permite aplicar conceitos de matérias como artes, física e matemática na criação dos robôs na escola. Além disso, é possível ensinar conceitos próprios da Robótica, tais como mecânica, eletrônica, programação e aplicações com uso do Arduino.

3 – Desenvolve competências: habilidades como trabalho em equipe, solução de problemas, espírito de liderança, respeito às diferenças, organização de ideias, a comunicação eficaz, trabalho com ética e gestão de tempo e emoções são diferenciais no mercado de trabalho. Sendo um ramo da cultura Maker a Robótica Educacional trabalha todas essas habilidades, preparando os jovens para as exigências do mercado de trabalho.

4 – Fomenta o empreendedorismo: o ensino de Robótica nas escolas estimula os alunos a perderem a timidez e se tornarem mais proativos, absorvendo espírito investigativo com cooperação e diálogo. Essas e outras competências necessárias ao empreendedorismo como ter planejamento, atuar com metas, otimizar orçamentos e saber trabalhar em equipe também são trabalhadas no ensino de Robótica nas escolas!

5 – Oportunidades no exterior: quem faz Robótica está credenciado a participar nos torneios da categoria promovidos no Brasil. Boas colocações nesses torneios geram vagas para competições internacionais em países como Uruguai, Estados Unidos, Austrália e Turquia.

Isso motiva o estudante a aprender outros idiomas e a ter contato com culturas diferentes, gerando novas experiências e aprendizados valiosos!

Conheça a metodologia Wood Robotics!

A Wood Robotics é uma empresa focada em soluções educacionais envolvendo robôs de madeira. Nossas soluções abrangem todos os segmentos da educação, desde o Ensino Fundamental até os últimos anos do Ensino Médio!

A escolha do material deve-se ao fato da madeira permitir cortes e furos, sendo ao mesmo tempo maleável e segura! A madeira usada nos produtos Wood Robotics é MDF, produzida com fibras de madeira de reflorestamento. Desta forma, a Wood Robotics contribui com a sustentabilidade e a redução do desmatamento!

O Espaço Maker promovido pela Wood Robotics é feito pensando no desenvolvimento das crianças por meio das atividades propostas. Para tal, todos os equipamentos são adaptados, para que seja possível potencializar o aprendizado, fornecer motivação e estimular a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento de projetos dos alunos com total segurança e responsabilidade!

Interessado em trazer Robótica para a sua escola? Entre em contato com a Wood Robotics! Gostou de saber mais sobre a importância do Espaço Maker? Siga o nosso blog para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossas soluções de Robótica Educacional para Escolas é só mandar uma mensagem 😉
Powered by