Um dos problemas que mais afetam o rendimento escolar é o baixo interesse dos alunos nos conteúdos ensinados.

Um dos motivos causadores desse problema é a dificuldade dos jovens em compreender os usos práticos desses conhecimentos, o que os leva a questionar a real utilidade destes. Ao adicionar a esta equação a falta de interatividade das aulas, onde os alunos apenas ouvem passivamente as explicações dos educadores, o resultado é um desinteresse que é refletido diretamente no rendimento dos alunos.

Esse problema têm motivado diretores e professores a buscar métodos de atrair o interesse dos alunos. Dentre as soluções mais debatidas, o uso de Robôs na escola merece destaque por receber influência da Cultura Maker ao trazer aulas mais instigantes por meio de uma aproximação entre teoria e prática! Quer saber mais sobre como o uso de Robôs na educação pode aumentar o rendimento escolar? Venha conosco!

Robótica Educacional: usando inovação em tecnologia para despertar o interesse dos alunos

A tecnologia tem se mostrado uma poderosa aliada no combate ao problema da queda do rendimento escolar decorrente do desinteresse dos alunos nos conteúdos ensinados.

Por meio de investimentos em laboratórios de informática e equipamentos de última geração, os professores inserem os alunos nas novas tecnologias e tentam tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Nesse contexto, o uso de Robôs na educação se apresenta como uma forma ainda mais efetiva de alcançar os objetivos citados anteriormente, pois a Robótica Educacional, como uma expressão da Cultura Maker, busca levar os alunos a aprenderem fazendo, em um tipo de aprendizado mão na massa onde os jovens são estimulados a pensar “fora da caixinha” para resolver problemas propostos pelo professor em sala de aula ou que possam vir a ocorrer durante a montagem dos robôs.

Desta forma, utilizar Robôs na escola permite que os alunos observem na prática as aplicações dos conteúdos de diversas matérias como Ciências, Engenharia, Artes e Matemática, além de conceitos próprios à Robótica como Programação, Mecânica e Eletrônica!

Tal variedade de conhecimentos aplicáveis permite também um bom desenvolvimento da interdisciplinaridade, que é outro método comprovadamente eficaz de melhorar a compreensão dos alunos! Além disso, a Robótica Educacional pode ser ensinada aos alunos desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, possibilitando que até mesmo os mais jovens possam desfrutar dos benefícios do uso de Robôs na educação, o que viabiliza sua inserção nas novidades tecnológicas de forma saudável antes dos alunos de outras escolas, criando assim um diferencial que se tornará uma vantagem aos estudantes de escolas que possuem Robótica Educacional em suas grades!

Como a Robótica Educacional pode influenciar fora das aulas?

Por falta de conhecimento acerca do tema, muitos pais dizem que o uso de robôs na educação serve apenas caso os jovens desejem trabalhar nas áreas de mecânica, eletrônica ou mesmo da própria Robótica. Tal afirmação é um equívoco, pois como um aspecto da Cultura Maker, a Robótica Educacional possui inúmeros benefícios fora do campo da robótica.

Além da capacidade de lidar com outros aparelhos comuns a vários segmentos do mercado de trabalho, as aulas de Robótica permitem que os alunos possam atender a demanda do mercado de trabalho por profissionais que saibam lidar com computadores, impressoras e outros equipamentos utilizados para facilitar o desempenho de inúmeras funções.

No entanto, os benefícios não param por aí, afinal o mercado de trabalho não pede apenas por habilidades técnicas, não é mesmo?

O uso de Robôs na escola também trabalha competências altamente requisitadas no mercado de trabalho, como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e emoções, organização de ideias, respeito às diferenças e a importância de uma boa comunicação.

Além disso, como citamos anteriormente, um dos diferenciais da Robótica Educacional é formar alunos que pensem “fora da caixinha”, ou seja, que possuam alta capacidade de raciocínio. No mercado de trabalho, a capacidade de resolver problemas cotidianos de forma criativa permite que o funcionário encontre soluções criativas em tempo hábil, garantindo a competitividade dos negócios.

Desta forma, é apropriado dizer que o uso de Robôs na educação forma o caráter do aluno e desenvolve diversas competências que serão poderosos diferenciais na busca por um emprego!

Wood Robotics: tornando as aulas mais interessantes e melhorando o rendimento de forma divertida!

No momento de trazer os robôs para a sua escola, procure uma empresa que possua uma metodologia eficaz. A Wood Robotics é uma empresa que oferece soluções de Robótica educacional a escolas através de robôs de madeira! Nossos materiais permitem que os alunos desenvolvam sua criatividade e aprendam de forma divertida, segura e sustentável, pois a madeira dos robôs da Wood Robotics é MDF produzida com fibras de madeira de reflorestamento, ajudando diretamente na redução do desmatamento!

Além de sustentáveis, nossos materiais também são bastante seguros e maleáveis, pois a madeira aceita cortes e furos, permitindo que os jovens deixem sua criatividade rolar solta sem medo algum enquanto absorvem os conteúdos tradicionais e os de Robótica com total naturalidade!

Nosso objetivo é complementar os conteúdos já aprendidos na escola de forma divertida, interativa e que atraia a atenção dos alunos ao aproximar teoria e prática através do aprendizado mão na massa! Para tal, providenciamos materiais para apoio didático junto com nossos kits de Robótica educacional. Esses materiais são compostos de livros direcionados a cada segmento específico da educação, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio!

Desta forma, os alunos terão contato com robôs e programações adaptadas especialmente às suas necessidades e ao seu nível de aprendizado, o que significa que pais e educadores não precisam se preocupar, pois não haverá conteúdo complicado demais para os jovens!

Interessado em trazer Robótica para a sua escola? Entre em contato com a Wood Robotics! Gostou de saber mais sobre como funcionam as aulas de Robótica nas escolas? Siga o nosso blog da Robótica para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre soluções de Robótica Educacional para Escolas é só mandar uma mensagem 😉
Powered by