Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado a passos largos, beneficiando inúmeros setores da sociedade, como o comércio, o meio corporativo e até mesmo a educação. Pensando nesses avanços tecnológicos e nas necessidades sociopedagógicas do século XXI, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) foi atualizada a fim de incluir competências e habilidades que correspondam às demandas atuais.

Essa atualização criou um debate sobre como aplicar as novas diretrizes e competências na grade escolar com todos os problemas enfrentados pelas escolas brasileiras, como o desinteresse dos alunos e a dificuldade destes em compreender os conteúdos ensinados.

É nesse cenário que a Robótica Educacional apresenta-se como uma solução inovadora capaz de solucionar todas essas questões de uma só vez!

Quer saber mais sobre como o ensino de Robótica nas escolas pode ajudar a solucionar os maiores problemas da sala de aula e atender às novas demandas da BNCC? Venha conosco e descubra!

Quais são as matérias incluídas na atualização da BNCC?

A principal mudança na BNCC refere-se à necessidade de uma educação inovadora, capaz de levar o aluno a desenvolver senso crítico e raciocínio lógico.

Segundo o documento, o objetivo é “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas”.

Em outro trecho, é citado que outra competência geral da educação básica deve ser “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

Uma rápida leitura nos permite identificar que a nova base curricular, além de almejar criar uma educação que fomente o pensamento crítico, também requer que os alunos aprendam a lidar com as novas tecnologias, seguindo desta forma as tendências sociais e atualizando-se constantemente. Tanto a capacidade de pensamento crítico (e seu decorrente uso em soluções criativas para problemas cotidianos) quanto a aptidão no uso das novidades tecnológicas são poderosos diferenciais no mercado de trabalho, o que justifica plenamente as alterações feitas na BNCC.

Como a Robótica Educacional pode ajudar na adequação às normas da BNCC?

Sabendo do peso da BNCC e da necessidade de adequar-se às suas normas, muitos profissionais da educação perguntam-se como fazer tais adaptações, ainda mais com os inúmeros desafios do ambiente escolar. A resposta vem através de uma das novidades mais revolucionárias já apresentadas para a educação, a Robótica Educacional.

O ensino de Robótica nas escolas é uma variante da Cultura Maker, cujo objetivo é levar pessoas comuns a construir, fabricar, consertar ou alterar diferentes tipos de objetos com suas próprias mãos! Isso nos leva a um aprendizado mão na massa, onde os alunos aprendem através de tentativa e erro.

Desta forma, os jovens são levados a buscar soluções criativas para problemas propostos pelo educador ou que possam ocorrer durante a montagem dos Robôs na escola.

Através das aulas de Robótica Educacional, a Cultura Maker permite que os professores trabalhem um dos grandes desafios da educação moderna, a interdisciplinaridade, visto que o ensino de Robótica nas escolas trabalha conceitos de diversas matérias relacionadas a STEAM (Ciências, Tecnologia, Artes, Engenharia e Matemática), além do ensino de conceitos próprios à Robótica, como Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Programação.

A Cultura Maker também trabalha e desenvolve competências importantes como empatia, espírito de liderança, respeito às diferenças, gerenciamento de tempo, recursos e emoções, colaboração e principalmente a capacidade de pensar em soluções criativas para problemas cotidianos.

Tanto essas competências (que ajudam a formar o caráter do aluno) quanto o ensino de conceitos de Mecânica, Programação e afins (capacitando os jovens a lidar com as novidades tecnológicas em uma sociedade onde a tecnologia avança a passos largos), são altamente requisitadas no mercado de trabalho.

Essas competências e capacitações lembram algo? Exatamente! São as mesmas competências  e capacitações requisitadas pela atualização da BNCC, o que significa que o uso de Robôs na educação é a forma perfeita de se adequar às novas exigências da Base Nacional Comum Curricular!

O papel da Wood Robotics na aplicação das novas regras da BNCC

A Wood Robotics é uma empresa centrada na proposição de soluções de Robótica Educacional para escolas através do uso de robôs de madeira, permitindo que os alunos desenvolvam sua criatividade e aprendam de forma divertida, segura e sustentável, pois a madeira dos robôs dos kits de robótica educacional Wood Robotics é MDF produzida com fibras de madeira de reflorestamento, ajudando diretamente na redução do desmatamento!

Inspirada na Cultura Maker, nossa metodologia de ensino é um poderoso diferencial que está de acordo com as Competências para o Século XXI e à Agenda ONU 2030, que determinam os rumos da educação mundial! Isso significa que somos capazes de complementar os conteúdos exigidos pela BNCC de forma divertida e interativa! E é justamente o caráter interativo da nossa metodologia que permite a solução de outro problema comum à educação atual: a falta de interesse dos alunos nos conteúdos ensinados!

Outro motivo pelo qual a Wood Robotics ser necessária às escolas é o fato de que a BNCC requer que o aluno estude “linguagens e suas tecnologias”. Nossos robôs utilizam programação Arduino, que envolve linguagem de programação, sendo uma ótima forma de estudar tanto as linguagens quanto suas interações com a tecnologia!

Por todos esses motivos, se você procura uma forma de se enquadrar nas novas regulamentações da BNCC, pode contar com a Wood Robotics! Entre em contato conosco e traga o futuro para a sua escola! Gostou de saber mais sobre como seguir a BNCC através do ensino de Robótica nas escolas? Siga o nosso blog da Robótica para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre soluções de Robótica Educacional para Escolas é só mandar uma mensagem 😉
Powered by