A Robótica educacional vem se mostrando uma poderosa tendência nas escolas de países de primeiro mundo. No Brasil, o uso de robôs na escola ainda está em seus estágios iniciais, porém já demonstrando ótimos resultados. Com a alta do tema robótica nas escolas, uma dúvida permeia os pensamentos de muitos diretores, professores e pais: como incluir a robótica nas escolas?

A princípio, considerando as condições da educação brasileira, a desvalorização dos professores e o desinteresse generalizado dos alunos nos conteúdos ensinados em sala de aula, a ideia de dar aulas de robótica parece um sonho distante. No entanto, a realidade é que a robótica educacional surgiu justamente para ser uma solução a esses problemas!

Quer saber como incluir robótica nas escolas e quais as vantagens de fazê-lo? Venha conosco!

Por que incluir Robótica nas escolas?

Antes de explicarmos como incluir a robótica, é interessante elucidarmos o que leva uma escola a incluir aulas de robótica em sua grade curricular e quais suas vantagens. Afinal, não faz sentido saber como aplicar se nem ao menos soubermos o que estamos ensinando ou o motivo de lecionar robótica, certo?

A robótica educacional, sendo uma variante da Cultura Maker para escolas, estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, trabalhando os conteúdos de diversas disciplinas durante a construção dos robôs. Ela também desenvolve importantes habilidades e competências como o pensamento crítico, a criatividade, a empatia, a colaboração e a autonomia. Outro grande benefício dessa metodologia é formar alunos que sejam capazes de pensar “fora da caixinha” e buscar soluções criativas para problemas cotidianos, pois o Movimento Maker leva o estudante a questionar o que está aprendendo, possibilitando que o jovem teste e comprove o que aprende em sala de aula. Essas experiências treinam o cérebro para que a teoria faça mais sentido ao ser combinada à prática, facilitando assim o aprendizado. Sendo assim, podemos listar como vantagens do uso dos robôs na escola:

1 – Desenvolvimento de competências importantes: empatia, espírito de liderança, respeito às diferenças, gerenciamento de tempo, recursos e emoções, colaboração e principalmente a capacidade de pensar em soluções criativas para problemas cotidianos são diferenciais no momento de ingressar no mercado de trabalho. Além disso, tais competências ajudam a formar o caráter do aluno, tornando-o uma pessoa mais íntegra e honesta.

2 – Desperta o interesse do estudante nos conteúdos ensinados: a interatividade e a aproximação entre teoria e prática trazida pelo uso dos robôs na escola permite que os alunos consigam observar e fazer aplicações diretas dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Isso aumenta o interesse dos jovens, que vão aprender mais facilmente ao pôr a ‘mão na massa’!

3 – Promove o uso e a familiarização com as tecnologias: por meio da robótica educacional, os jovens terão contato com o que há de mais novo na tecnologia, aprendendo a lidar com aparelhos como Chromebooks, tablets e muito mais para acessar os manuais digitais dos robôs. Também é importante lembrar que estar familiarizado com diferentes tecnologias é outro diferencial para o mercado de trabalho. Desta forma, as aulas de robótica aumentam bastante as chances de os alunos conseguirem vagas em futuros empregos!

Como incluir Robótica na grade curricular da minha escola?

É inegável que a educação brasileira passa por diversos problemas. Salas de aula lotadas, grades curriculares abarrotadas, professores desvalorizados, alunos desinteressados nos conteúdos. Como dissemos anteriormente, o conjunto desses fatores faz com que aplicar aulas de robótica pareça simplesmente impossível, não é mesmo?

É aí que a robótica educacional entra, somando para ajudar a resolver as dificuldades que acometem o sistema educacional brasileiro. Como citamos no tópico anterior, as aulas de robótica atingem de frente o problema do desinteresse dos alunos nos conteúdos ensinados. A interdisciplinaridade também é bastante facilitada pelo ensino de robótica nas escolas, tudo de forma muito divertida e segura!

Aplicar essa solução não é nada difícil. O primeiro passo é entrar em contato com uma empresa que trabalhe com robótica educacional. Avalie se a metodologia da empresa se alinha com a proposta da sua instituição. Empresas como a Wood Robotics são flexíveis, adaptando-se com facilidade ao perfil da escola.

Nesse momento é interessante destinar uma área para que a empresa possa usar como Ambiente Maker. Embora seja possível desenvolver as atividades sem esse espaço, os benefícios da robótica educacional são bastante ampliados quando existe um Espaço Maker disponível! Empresas que fornecem material didático para complementar o aprendizado são um diferencial, pois ajuda a nortear tanto os professores quanto os alunos!

Inovação em Robótica educacional é na Wood Robotics!

A Wood Robotics é uma empresa que oferece soluções de robótica educacional a escolas usando robôs de madeira! Nossos materiais permitem que os alunos desenvolvam sua criatividade e aprendam de forma divertida, segura e sustentável, pois a madeira de nossos produtos é de MDF, produzida com fibras de madeira de reflorestamento, ajudando desta forma a reduzir o desmatamento!

Nosso principal objetivo é a aplicação da robótica como uma metodologia de ensino que complementa os conteúdos já aprendidos na escola e, ao mesmo tempo, proporciona uma experiência absolutamente enriquecedora e maravilhosa! Para alcançar esse objetivo, providenciamos materiais didáticos junto com nossos kits de robótica educacional. Desta forma, as escolas terão ainda mais facilidade em capacitar seus alunos a utilizar a robótica, desenvolvendo matérias, competências e conceitos que facilitem a evolução pedagógica dos alunos nas mais diversas áreas ao estimular sua criatividade e capacidade de solução de problemas de forma divertida.

O kit robótica educacional da Wood Robotics abrange todos os segmentos da educação, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, atendendo jovens de todas as idades! Ninguém fica de fora dos benefícios dessa poderosa tendência!

Interessado em trazer robótica para a sua escola? Entre em contato com a Wood Robotics! Gostou de saber mais sobre como incluir robótica nas escolas? Siga o nosso blog da robótica para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossas soluções de Robótica Educacional para Escolas é só mandar uma mensagem 😉
Powered by