Com o ensino de Robótica nas escolas se tornando uma pauta cada vez mais atual, cresce o interesse em saber qual o papel dos robôs na educação, em compreender de que forma a Robótica educacional pode contribuir no aprendizado dos alunos.

Tal questão é feita tanto por professores, que desejam saber qual será o impacto que suas aulas terão com a Robótica nas escolas, quanto por pais, que possuem curiosidade não somente em saber o que seus filhos estão aprendendo como também a utilidade dos conhecimentos aprendidos em sala de aula.

A fim de resolver essa dúvida de uma vez por todas, hoje conversaremos sobre a importância da Cultura Maker para o aprendizado e como os robôs na educação podem ser benéficos aos alunos! Quer saber mais sobre o tema? Venha conosco!

O que é a Cultura Maker? Que tipo de influência ela possui na educação?

A Cultura ou Movimento Maker é uma extensão mais tecnológica do conceito “faça você mesmo”, conhecido em inglês como DIY (Do It Yourself). Seu objetivo é levar pessoas comuns a construir, fabricar, consertar ou alterar diferentes tipos de objetos com suas próprias mãos.

Na educação, a Cultura Maker leva os alunos a buscarem o método de aprender fazendo, incentivando os jovens a pensarem “fora da caixa” para encontrar soluções para problemas propostos em sala de aula. Ao mesmo tempo, o conceito de “faça você mesmo” implica diretamente nos alunos colocarem a mão na massa, criando a oportunidade de demonstrar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, diminuindo assim a distância entre teoria e prática.

Tal aproximação busca não somente melhorar a compreensão dos conteúdos como também resolver um dos principais problemas enfrentados por professores de todos os segmentos da educação – o desinteresse dos alunos nas aulas.

O grande sucesso do método Maker fez com que este se tornasse uma tendência capaz de potencializar o aprendizado nas escolas. Uma das formas de trazer a Cultura Maker para as salas de aula é através da Robótica educacional. Falaremos sobre ela agora mesmo, confira!

Qual o papel dos robôs na educação? Como eles podem ajudar no aprendizado?

A Robótica educacional é uma expressão da Cultura Maker, o que significa que o conceito de “faça você mesmo” também se aplica aqui.

Por meio da Robótica nas escolas, é possível trabalhar outro dos maiores desafios da educação moderna: a interdisciplinaridade. Isso é possível porque a Robótica nas escolas trabalha ao mesmo tempo múltiplas disciplinas relacionadas à STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de ensinar conceitos próprios de Robótica, como Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Programação. Esses conceitos certamente serão úteis em diversas áreas do mercado de trabalho, visto que a tecnologia avança a passos largos, criando uma demanda por profissionais que estejam aptos a lidar com as novidades tecnológicas!

Ao colocarem a mão na massa durante a construção dos robôs, os alunos passam por uma maravilhosa experiência de aprendizado prático através do erro e tentativa, método que comprovadamente facilita a compreensão dos conteúdos de forma divertida e interativa. O fato de que os jovens são levados a buscar soluções por conta própria estimula seu pensamento crítico de forma saudável, além de treinar sua capacidade de empregar a criatividade para resolver problemas propostos em sala de aula ou que ocorram durante a montagem dos robôs, requisito que é um grande diferencial no mercado de trabalho.

Por falar em diferenciais, o uso dos robôs na educação também trabalha diversas outras competências vitais no momento de procurar um emprego, como trabalho em equipe, espírito investigativo, liderança, planejamento, cooperação, diálogo e tomada de decisões. Além disso, alunos que frequentam as aulas de Robótica nas escolas também desenvolvem capacidades socioemocionais importantes como a capacidade de organizar ideias, respeitar diferenças, trabalhar com ética, a eficácia na comunicação e o gerenciamento de tempo e emoções.

Wood Robotics: a união entre uma ótima experiência de aprendizado e sustentabilidade!

A Wood Robotics é uma empresa que oferece soluções de Robótica educacional a escolas através de robôs de madeira! Nossos materiais permitem que os alunos desenvolvam sua criatividade e aprendam de forma divertida, segura e sustentável, pois a madeira dos robôs da Wood Robotics é MDF produzida com fibras de madeira de reflorestamento, ajudando diretamente na redução do desmatamento!

Além de promover sustentabilidade, a escolha de material dos nossos robôs se deve ao fato de que a madeira é bastante segura e maleável, pois aceita cortes e furos, podendo ser adaptada e personalizada da maneira que os alunos acharem mais apropriada! Isso permite que os jovens deixem sua criatividade rolar solta sem medo algum enquanto absorvem os conteúdos tradicionais e os de Robótica com total naturalidade! Nossas ferramentas também são direcionadas à faixa etária dos alunos, garantindo ainda mais segurança em seu manuseio, pois os jovens não estarão lidando com equipamentos potencialmente perigosos.

Nossa missão é aplicar a Robótica como uma metodologia de ensino que visa complementar os conteúdos já aprendidos na escola de forma divertida, interativa e que atraia a atenção dos alunos à medida que proporciona uma experiência incrivelmente enriquecedora e maravilhosa! Para tal, providenciamos materiais para apoio didático junto com nossos kits de Robótica educacional. Desta forma, as escolas terão maior facilidade em capacitar seus alunos e professores a utilizar a Robótica para trabalhar matérias, competências e conceitos que facilitem o crescimento pedagógico e a capacitação dos jovens nas mais diversas áreas ao estimular sua criatividade e capacidade de solução de problemas de forma divertida.

Nossos kits de Robótica educacional abrangem todos os segmentos da educação, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, então não tem desculpa para ficar de fora dessa maravilhosa tendência de aprendizado!

Interessado em trazer Robótica para a sua escola? Entre em contato com a Wood Robotics! Gostou de saber mais sobre como funcionam as aulas de Robótica nas escolas? Siga o nosso blog da Robótica para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Possui dúvidas sobre nosso Kit de Robótica para montar o Robô #EmCasa? Mande sua dúvida 🤖