Quando se fala em Cultura Maker, a noção mais associada é a do DIY (do it yourself, traduzido como ‘faça você mesmo’), que se manifesta na educação como o famoso aprendizado mão na massa, o “aprender fazendo”.

Na robótica educacional, isso envolve levar os jovens a aprender enquanto eles mesmos criam os robôs na escola. No entanto, atividades mão na massa envolvem uso de diversas ferramentas que, se não forem devidamente dimensionadas, podem ser perigosas. Isso significa que projetar um Ambiente Maker é uma tarefa que deve ser feita com responsabilidade.

Na conversa de hoje, falaremos sobre o que deve ser feito para ensinar a Cultura Maker de maneira segura para as crianças. Confira!

Quais os benefícios da Cultura Maker nas escolas?

Antes de falar sobre o âmbito da segurança, é importante salientar os aspectos positivos oferecidos pelo ensino da Cultura Maker por meio da aula de robótica e a importância de destinar um Espaço Maker para o desenvolvimento das atividades propostas pela robótica educacional. Conheça alguns dos motivos que tornam o emprego dos robôs na escola uma opção absolutamente interessante e maravilhosa!

1 – Desperta o interesse nas aulas: um dos maiores problemas enfrentados pelos professores na atualidade é a falta de interesse dos alunos nos conteúdos ensinados. Isso se dá pela falta de interatividade e porque os jovens não conseguem ver aplicações práticas dos conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Ao empregar robôs na escola usando a metodologia Maker, os alunos podem aplicar na prática conceitos de matemática, ciências, física e educação artística ao mesmo tempo em que utilizam conhecimentos específicos da robótica, como mecânica, programação (por meio do arduino) e eletrônica. Inclusive, trabalhar essas matérias permite o desenvolvimento da interdisciplinaridade, outro desafio atual na educação!

2 – Familiarizar o aluno com as novas tecnologias: requisito fundamental no mercado de trabalho. Ao mexer diretamente com tecnologia na robótica educacional, os alunos automaticamente se inserem mais nesse meio, estando mais aptos a lidar com as novidades tecnológicas.

3 – Desenvolve competências requisitadas no mercado de trabalho: além de familiarizar o jovem com as novas tecnologias, as aulas de robótica desenvolvem e trabalham inúmeras competências vitais ao mercado de trabalho, como respeito às diferenças, trabalho em equipe, gerenciamento de recursos, tempo e emoções, espírito de liderança e, principalmente, estimula-os a encontrar soluções criativas para problemas cotidianos.

Além disso, o pensamento crítico e a coordenação motora dos jovens também são trabalhadas durante as aulas de robótica, outro benefício interessante!

4 – Oportunidades no exterior: estudantes de robótica de todo o Brasil podem participar de competições de robótica em escala nacional. Boas colocações nesses torneios garantem vagas para competições em países como Estados Unidos, Uruguai e Turquia, despertando o interesse em aprender outras linguagens e trazendo uma experiência cultural altamente enriquecedora.

Como aplicar a Cultura Maker nas escolas com segurança?

Para extrair o máximo de proveito do ensino da Cultura Maker e fazer bom uso dos benefícios citados acima, especialmente por meio da construção de robôs na escola, é interessante que as ferramentas sejam dimensionadas especificamente para o seu público alvo, isto é, os jovens.

Mais que uma questão de aproveitamento, esse cuidado também é uma questão de responsabilidade e segurança, pois afasta perigos e acidentes que poderiam arruinar a maravilhosa experiência de aprendizado oferecida pela aula de robótica.

Resumidamente, construir um Ambiente Maker não se resume a adicionar várias peças ou kits junto de quaisquer ferramentas. Afinal, entregar um cortador ou um soprador na mão de uma criança sem nenhum preparo ou instrução para manusear esse tipo de material é a receita perfeita para um desastre! É necessário todo um preparo e um processo de adaptação, de forma que os jovens não corram nenhum risco enquanto aprendem e se divertem!

Uma das propostas que mais dá atenção ao fator segurança é a da Wood Robotics. Ao oferecer soluções com robôs feitos de MDF e ferramentas completamente pensadas no público infanto-juvenil, o aprendizado, a diversão e a segurança são garantidos!

A escolha do MDF como material é particularmente notável, visto que a madeira permite cortes e furos com total facilidade, dispensando o uso de ferramentas mais perigosas ou de partes do material que poderiam ferir as crianças. De forma específica, o MDF apresenta o benefício adicional de não soltar farpas ou lascas como outros tipos de madeira, o que garante ainda mais segurança ao processo criativo da Cultura Maker e da robótica educacional!

Wood Robotics: soluções de robótica educacional com diversão e segurança!

A Wood Robotics é uma empresa que oferece soluções de robótica educacional a escolas usando robôs de madeira! Nossos materiais permitem que os alunos desenvolvam sua criatividade e aprendam de forma divertida, segura e sustentável, pois a madeira de nossos produtos é de MDF produzido com fibras de madeira de reflorestamento, ajudando desta forma a reduzir o desmatamento!

Nosso objetivo principal é a aplicação da robótica como uma metodologia de ensino que complementa os conteúdos já aprendidos na escola e, ao mesmo tempo, proporciona uma experiência absolutamente enriquecedora e maravilhosa! Para alcançar esse objetivo, providenciamos materiais didáticos junto com nossos kits de robótica educacional. Desta forma, as escolas terão ainda mais facilidade em capacitar seus alunos a utilizar a robótica, desenvolvendo matérias, competências e conceitos que facilitem a evolução pedagógica dos alunos nas mais diversas áreas ao estimular sua criatividade e capacidade de solução de problemas de forma divertida.

A Wood Robotics promove um Ambiente Maker com o intuito de potencializar o aprendizado, fornecer motivação e estimular a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento de projetos dos alunos!

Interessado em trazer robótica para a sua escola? Entre em contato com a Wood Robotics! Gostou de saber mais sobre como ensinar Cultura Maker de uma maneira segura para as crianças? Siga o nosso blog da robótica para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre nossas soluções de Robótica Educacional para Escolas é só mandar uma mensagem 😉
Powered by