Por muito tempo, a abordagem padrão em sala de aula era a de que o professor era o centro do processo de aprendizado. Tal pensamento colocava os alunos como meros receptores de conhecimento, tornando a educação uma enfadonha via de mão única.

No entanto, ultimamente o conceito de aluno como protagonista do aprendizado vem ganhando bastante popularidade no âmbito escolar. O método oferece uma alternativa onde o processo de aprendizado se torna uma via de mão dupla, onde os professores aprendem com os alunos e vice-versa.

Na conversa de hoje, explicaremos com detalhes o que é o conceito de aluno como protagonista do aprendizado e como essa definição está intimamente ligada à Cultura Maker através do uso de Robôs na educação, então se quiser saber mais sobre o tema, venha conosco!

O que é o conceito de aluno como protagonista do aprendizado?

Como citamos anteriormente, o conceito de aluno como protagonista do aprendizado pode ser resumido como uma relação de mão dupla entre professor e aluno onde ambos aprendem, construindo juntos a experiência do saber.

Na prática, isso se dá primeiramente ao oferecer maior autonomia ao aluno, que é estimulado a buscar mais informação. Ou seja, o professor abre os caminhos para que o estudante pesquise os conteúdos e descubra a melhor maneira de absorvê-los. Isso não significa que o aluno é deixado à própria sorte, apenas que o professor irá mediar o processo de aprendizagem ao invés de ditar tudo o tempo todo.

Para tal, as aulas deverão ser mais dinâmicas. Isso pode ser feito por meio da introdução de novas tecnologias, como a Robótica Educacional. Aqui é importante que o aluno se sinta parte do processo. Por isso, é importante sugerir atividades que o levem a interagir e compartilhar experiências com os outros alunos, melhorando a cooperação na sala de aula e permitindo que as dificuldades e facilidades de cada aluno sejam exploradas, favorecendo a criação de um ambiente mais compreensivo e colaborativo.

Aliado à maior autonomia dos jovens, esse dinamismo fará com que o pensamento dos alunos seja estimulado, fazendo com que estes pensem fora da caixa para buscar soluções e respostas criativas aos problemas propostos em sala de aula, além de estimular a curiosidade natural e saudável!

Outro objetivo do conceito de aluno como protagonista do aprendizado é demonstrar aos jovens que estes também podem ser fonte de aprendizado. Isso pode ser feito através da partilha de experiências individuais e aquisição de novos conhecimentos em sala de aula. Desta forma, é possível dar voz a todos, enxergando em cada um sua capacidade de construir!

Como a definição de aluno como protagonista do aprendizado se relaciona com a Cultura Maker e a Robótica Educacional?

O uso de robôs na educação, como uma manifestação da Cultura Maker, tem o objetivo de levar os alunos a aprenderem por meio do método DIY (faça você mesmo). Isso resulta no aprender fazendo, um tipo de educação mão na massa onde os jovens podem colocar em prática os conteúdos teóricos de matérias como matemática, artes, ciências e engenharia, além de aprender conceitos mais focados em Robótica como programação, mecânica e eletrônica.

Aqui, o objetivo é fazer com que os alunos pensem fora da caixa para resolver problemas propostos pelo educador ou que venham a ocorrer durante a montagem dos robôs em sala de aula, tudo isso de forma dinâmica, envolvente e divertida!

Desta forma, o ensino de Robótica nas escolas permite trabalhar dois dos maiores desafios enfrentados pelos educadores atuais: o desinteresse dos alunos nos conteúdos ensinados (oriundo da dificuldade que os jovens possuem em ver usos práticos para a teoria aprendida) e a interdisciplinaridade!

Esses benefícios e características te lembram algo? Isso mesmo, assim como no conceito de aluno como protagonista do aprendizado, o ensino de Robótica nas escolas também visa levar os jovens a pensar em soluções criativas para problemas cotidianos. Ter essa habilidade é crucial no momento de ingressar no mercado de trabalho, pois a capacidade de pensar fora da caixinha e encontrar soluções inovadoras são um poderoso diferencial nos negócios!

Outra característica comum tanto à metodologia do aluno como protagonista do aprendizado quanto à Robótica Educacional é trabalhar competências úteis ao mercado de trabalho como a capacidade de trabalhar em equipe, respeito às diferenças, espírito de liderança, planejamento, cooperação, espírito investigativo, diálogo e a formação de profissionais capazes de lidar com as novas tecnologias! Ou seja, ambos os métodos seguem o mesmo objetivo, completando-se de forma intrínseca!

Introduza o conceito de aluno protagonista do aprendizado com a Wood Robotics!

A Wood Robotics é uma empresa que oferece soluções de Robótica educacional a escolas através de robôs de madeira! Nossos materiais permitem que os alunos desenvolvam sua criatividade e aprendam de forma divertida, segura e sustentável, pois a madeira dos robôs da Wood Robotics é MDF produzida com fibras de madeira de reflorestamento, ajudando diretamente na redução do desmatamento!

Nosso objetivo é aplicar a Robótica como uma metodologia de ensino que visa complementar os conteúdos já aprendidos na escola de forma divertida, interativa e que atraia a atenção dos alunos! Para tal, nossa metodologia torna o aluno um protagonista do processo de aprendizado, estimulando sua curiosidade de forma saudável e fomentando seu espírito investigativo! à medida que proporciona uma experiência incrivelmente enriquecedora e maravilhosa!

Nossos kits de Robótica educacional abrangem todos os segmentos da educação, contando com materiais para apoio didático que englobam desde os primeiros anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Desta forma, não há conteúdo que seja difícil demais para os jovens, pois todo o nosso material é adaptado de acordo com a faixa etária e segmento de ensino frequentado pelo aluno!

Interessado em trazer Robótica para a sua escola? Entre em contato com a Wood Robotics!

Gostou de saber mais sobre o conceito de aluno como protagonista do aprendizado? Siga o nosso blog da Robótica para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Possui dúvidas sobre nosso Kit de Robótica para montar o Robô #EmCasa? Mande sua dúvida 🤖