A proposta do ensino de Robótica nas escolas muitas vezes enfrenta uma série de resistências. Alguns diretores e professores questionam a eficácia das aulas de Robótica e da metodologia Maker como um todo, alegando que o uso dos robôs na escola não faz diferença ou não ajuda muito no aprendizado. Esse é um grave equívoco que tolhe os alunos de uma experiência de aprendizado bastante enriquecedora.

Para desfazer essas resistências, é essencial salientar a importância do uso dos robôs na escola e os impactos que o emprego dessa tecnologia traz para os alunos como um todo. Em nossa conversa de hoje, trataremos sobre o diferencial que a Robótica educacional traz para a sua escola, então, se quiser saber mais sobre esse tema, saiba que está no lugar certo!

Entendendo as resistências ao ensino de Robótica

Como dito no início da conversa, é comum encontrar resistências ao ensino de Robótica nas escolas. Isso se dá por uma série de fatores que citaremos a seguir:

1 – Medo das novidades: muitas vezes a resistência se dá por simples medo das inovações ou preguiça de se renovar, de continuar seu processo de aprendizado. Ao se apegar excessivamente a métodos tradicionais, o professor/diretor acaba fechando os olhos para a necessidade de mudar e evoluir, o que infelizmente pode privar seus alunos de experiências altamente enriquecedoras.

2 – Crença de que a Robótica é excessivamente complicada: a crença de que “Robótica é coisa de cientista” ainda é um preconceito que permeia o pensamento de muitos educadores. O kit Robótica educacional da Wood Robotics apresenta dificuldade adaptada ao nível de ensino no qual o jovem se encontra, permitindo que não seja necessário ser um ph.D. em Robótica para construir robôs na escola.

3 – Grades curriculares apertadas: outra frase comumente dita por professores e diretores que se opõem ao ensino de Robótica nas escolas é “não temos tempo para ensinar isso!”. Nesses casos é importante lembrar que, a partir de 2021, o ensino de Robótica e programação nas escolas será obrigatório, fazendo com que seja necessário se adaptar à nova legislação. 

O mais legal é que durante o processo de adaptação antecipada a essa lei, muitas escolas estão percebendo o quão maravilhosa e benéfica a Robótica Educacional é para a grade curricular, pois vários conceitos de outras matérias, como matemática, programação e física, são trabalhados de forma prática durante a aula de Robótica, permitindo o desenvolvimento da interdisciplinaridade e gerando maior facilidade no aprendizado das matérias em questão. 

4 – Desconhecimento dos benefícios: outra alegação equivocada, comumente dita pelos pais, é a de que “Isso é só uma brincadeira com robôs”, geralmente seguida de “Se for para fazer isso eu compro um robô na loja e meu filho monta e brinca em casa”. A Robótica educacional abrange muito mais que uma simples brincadeira. É o ensino de conceitos de Robótica e de conceitos pertencentes a matérias comuns da escola, porém feito de forma interativa e divertida, aproximando a teoria da prática e despertando o interesse dos alunos pelo aprendizado.

Frases como “meus filhos/alunos não vão usar esse conhecimento fora da área de Robótica” também não se sustentam, pois além de familiarizar os alunos com as tecnologias, a Robótica educacional também ensina competências altamente requisitadas no mercado de trabalho, como o trabalho em equipe, a solução de problemas de forma criativa, o respeito às diferenças e a organização de tempo, ideias e recursos.

5 – Questões financeiras: outra crença muito comum é de que aula de Robótica é “coisa de rico”, ou seja, absurdamente cara. As evoluções tecnológicas permitiram o barateamento dos custos envolvidos no ensino de Robótica, tornando-a mais acessível financeiramente! Uma prova disso é o fato de que várias prefeituras brasileiras estão começando a adotar o uso dos robôs na escola como metodologia educacional!

Vantagens do ensino de Robótica educacional

Como é possível perceber, nenhuma das resistências se sustenta frente aos inúmeros benefícios da Robótica educacional. Para demonstrar mais claramente como a Robótica educacional pode ser um diferencial na sua escola, abordaremos mais a fundo as vantagens desse tipo de ensino nas escolas. Confira!

1 – Desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho: a Robótica educacional trabalha competências altamente requisitadas no mercado de trabalho, tais como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e emoções, organização de ideias, respeito às diferenças e a importância de uma boa comunicação.

É válido lembrar que a Robótica educacional trabalha também uma competência muito especial e bastante requisitada no mercado de trabalho: a capacidade de resolver problemas cotidianos de forma criativa. Sendo uma característica inerente à Cultura Maker, a educação ‘mão na massa’ leva os alunos a pensar fora da caixinha, buscando soluções criativas para problemas propostos em sala de aula ou que ocorram durante a montagem dos robôs.

2 – Oportunidades no exterior: estudantes de Robótica de todo o país estão aptos a participar de competições de Robótica em âmbito nacional. Boas colocações nesses torneios garantem vagas para competições em países como Estados Unidos, Uruguai e Turquia, despertando o interesse em aprender outras linguagens e trazendo uma experiência cultural altamente enriquecedora.

3 – Familiarização com as novas tecnologias: estar por dentro do que a tecnologia tem de melhor é uma grande vantagem no mercado de trabalho, não é mesmo? Além disso, por meio da simplicidade do arduino, os alunos recebem um ótimo contato inicial com conceitos de programação, elétrica e eletrônica, permitindo um envolvimento ainda mais profundo com as novidades tecnológicas.

4 – Aumenta o interesse na escola: a Robótica educacional demonstra na prática os conceitos aprendidos nas aulas de Robótica e em outras matérias. Tal aproximação entre teoria e prática permite que os alunos passem observar a aplicação dos conhecimentos, facilitando sua compreensão e absorção! A diversão proporcionada pelo envolvimento nas atividades propostas em sala de aula ajuda a aumentar o gosto pelo aprendizado.

5 – Evita a perda de alunos: um problema muito conhecido nas escolas privadas é a perda de alunos para colégios concorrentes, seja por mensalidades mais em conta ou aulas mais interessantes em sua grade curricular. Trazer a Robótica educacional cria um diferencial que, além de reter os alunos em sua escola, também atrai estudantes de outras a se matricularem em seu colégio.

Interessado em trazer o futuro para a sua escola por meio da Robótica educacional? Entre em contato com a Wood Robotics! Ao firmar uma parceria conosco, levaremos à sua escola todo o material e os conteúdos necessários para as aulas de Robótica! Gostou de saber mais sobre como a Robótica educacional pode ser um diferencial na sua escola? Siga o nosso Blog da Robótica para não perder nenhuma novidade! Curta nossa página no Facebook e visite o nosso Instagram! Até mais!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Possui dúvidas sobre nosso Kit de Robótica para montar o Robô #EmCasa? Mande sua dúvida 🤖